Top 5: As melhores Canções Originais do Oscar

Por Bruno Britto

O Oscar é uma das maiores (ou a maior, para alguns) cerimônias do ano. O evento anual é um espetáculo completo e se tornou um programa obrigatório para os fãs de cinema. Entretanto, a música sempre teve sua participação no prêmio da Academia.

O Canal RIFF, ainda saudoso pelo Oscar de 2017, vai listar as cinco melhores canções que já concorreram ao prêmio de “Canção Original”. É importante ressaltar que não foram avaliadas apenas músicas vencedoras do prêmio, mas todas as que concorreram, devido a subjetividade do critério de escolha.

Menções honrosas: “Hakuna Matata” – O Rei Leão (1994) e “Blame Canada” – South Park: Bigger, longer and uncut (2000) – Interpretada por: Trey Parker e Marc Shaiman


  1. You’ve Got a Friend in Me” – Toy Story (1995) – Interpretada por: Randy Newman

Para quem foi criança nos anos 90 e 2000 e, assim como eu, assistiu muito Toy Story, é impossível não se emocionar ao ouvir a música principal do longa. “You’ve Got a Friend in Me” é uma música lindíssima e retrata exatamente a mensagem que a animação tenta passar: a amizade e o companheirismo.

Mas em 1996 perdeu para a música de outra animação: “Colors of the Wind“, de Pocahontas.

  1. Lose Yourself” – 8 Mile (2002) – Interpretada por: Eminem

Particularmente, não acho 8 Mile uma obra-prima do cinema. Mas é inegável dizer que “Lose Yourself” não se tornou uma das principais músicas de Eminem. Com uma batida poderosa e uma letra forte, a canção recebeu os prêmios de “Melhor Canção Original” no Oscar de 2003, assim como dois Grammys em 2004.

  1. “My heart will go on” – Titanic (1997) – Interpretada por: Céline Dion

Nos tempos atuais é muito improvável que exista alguém que não conheça essa canção, que foi reproduzido de forma exaustiva nos anos posteriores ao clássico Titanic. Interpretada de forma belíssima por Céline Dion, a música venceu o Oscar de “Melhor Canção Original” em 1998 e entrou de vez para a história.

  1. “City of Stars” – La La Land (2016) – Interpretada por: Emma Stone e Ryan Gosling

Confesso que achei que existisse um “hype” gigantesco tanto em La La Land, como em suas músicas. Nunca havia me enganado tanto.

O filme é repleto de excelentes músicas, com um clima completamente envolvente e canções bem produzidas, mas “City of Stars” se destoa de todo o resto. A canção é completamente apaixonante e faturou o Oscar de “Melhor canção original” em 2017.

  1. I Don’t Want to Miss a Thing” – Armageddon (1998) – Interpretada por: Aerosmith

Quando eu já estava decidido que “City of Stars” iria ficar em primeiro lugar, lembrei que “I Don’t Want to Miss a Thing” era trilha sonora do filme Armageddon.

A música não é apenas uma das melhores a ser indicada para o prêmio da academia, mas também é uma das melhores músicas do Aerosmith, uma das principais bandas de rock de todos os tempos. Infelizmente, acabou perdendo o prêmio em 1999 (ainda que, para esse humilde redator, de maneira injusta – para “When You Believe“, cantada por  Mariah Carey).


E você, cinéfilo fã do Canal RIFF, concorda com minha escolha? Qual sua canção vencedora (ou não) do OSCAR preferida? Deixe sua opinião nos comentários.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s