Categorias
Listas

Top 5: As melhores Canções Originais do Oscar

Por Bruno Britto

O Oscar é uma das maiores (ou a maior, para alguns) cerimônias do ano. O evento anual é um espetáculo completo e se tornou um programa obrigatório para os fãs de cinema. Entretanto, a música sempre teve sua participação no prêmio da Academia.

O Canal RIFF, ainda saudoso pelo Oscar de 2017, vai listar as cinco melhores canções que já concorreram ao prêmio de “Canção Original”. É importante ressaltar que não foram avaliadas apenas músicas vencedoras do prêmio, mas todas as que concorreram, devido a subjetividade do critério de escolha.

Menções honrosas: “Hakuna Matata” – O Rei Leão (1994) e “Blame Canada” – South Park: Bigger, longer and uncut (2000) – Interpretada por: Trey Parker e Marc Shaiman


  1. You’ve Got a Friend in Me” – Toy Story (1995) – Interpretada por: Randy Newman

Para quem foi criança nos anos 90 e 2000 e, assim como eu, assistiu muito Toy Story, é impossível não se emocionar ao ouvir a música principal do longa. “You’ve Got a Friend in Me” é uma música lindíssima e retrata exatamente a mensagem que a animação tenta passar: a amizade e o companheirismo.

Mas em 1996 perdeu para a música de outra animação: “Colors of the Wind“, de Pocahontas.

  1. Lose Yourself” – 8 Mile (2002) – Interpretada por: Eminem

Particularmente, não acho 8 Mile uma obra-prima do cinema. Mas é inegável dizer que “Lose Yourself” não se tornou uma das principais músicas de Eminem. Com uma batida poderosa e uma letra forte, a canção recebeu os prêmios de “Melhor Canção Original” no Oscar de 2003, assim como dois Grammys em 2004.

  1. “My heart will go on” – Titanic (1997) – Interpretada por: Céline Dion

Nos tempos atuais é muito improvável que exista alguém que não conheça essa canção, que foi reproduzido de forma exaustiva nos anos posteriores ao clássico Titanic. Interpretada de forma belíssima por Céline Dion, a música venceu o Oscar de “Melhor Canção Original” em 1998 e entrou de vez para a história.

  1. “City of Stars” – La La Land (2016) – Interpretada por: Emma Stone e Ryan Gosling

Confesso que achei que existisse um “hype” gigantesco tanto em La La Land, como em suas músicas. Nunca havia me enganado tanto.

O filme é repleto de excelentes músicas, com um clima completamente envolvente e canções bem produzidas, mas “City of Stars” se destoa de todo o resto. A canção é completamente apaixonante e faturou o Oscar de “Melhor canção original” em 2017.

  1. I Don’t Want to Miss a Thing” – Armageddon (1998) – Interpretada por: Aerosmith

Quando eu já estava decidido que “City of Stars” iria ficar em primeiro lugar, lembrei que “I Don’t Want to Miss a Thing” era trilha sonora do filme Armageddon.

A música não é apenas uma das melhores a ser indicada para o prêmio da academia, mas também é uma das melhores músicas do Aerosmith, uma das principais bandas de rock de todos os tempos. Infelizmente, acabou perdendo o prêmio em 1999 (ainda que, para esse humilde redator, de maneira injusta – para “When You Believe“, cantada por  Mariah Carey).


E você, cinéfilo fã do Canal RIFF, concorda com minha escolha? Qual sua canção vencedora (ou não) do OSCAR preferida? Deixe sua opinião nos comentários.

Por CanalRIFF

Canal RIFF: O seu canal definitivo de música no YouTube!
• Inscreva-se: http://www.youtube.com/CanalRIFF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s