Resenha: Nobat e Ian Ramil @Festival Transborda Rio

Por Alan Bonner | @Bonnerzin

“Como uma gota que escapole para fora do copo”, o Festival Transborda realizou a sua primeira edição fora de sua “cidade natal”, Belo Horizonte. E a esteia fora do ninho foi com dois dias fantásticos de música autoral e de muita qualidade no maravilhoso palco do Oi Futuro Ipanema, no Rio de Janeiro. O primeiro dia de festival teve como atração os shows de Nobat e Ian Ramil.

nobat-transborda-rio-2016
Nobat @2016

Lançando o álbum “O Novato”, Nobat deu início ao festival apresentando uma ótima banda de apoio e arranjos excelentes. Destaque para os teclados e a percussão, que dão uma brasilidade ao pós-mpb com toques de indie rock ao som do mineiro. Os tambores são tão marcantes que dá a impressão de estar ouvindo um maracatu pernambucano de raiz em alguns momentos. As belas melodias de guitarras e as linhas de baixo muito bem construídas dão o toque final ao som de um compositor que versa sobre os mais diversos temas em suas composições e que certamente terá mais atenção e espaço no cenário musical brasileiro muito em breve.

A seguir, tivemos o show de Ian Ramil. Ou seria o tapa na cara de Ian Ramil? O gaúcho fez, com sua banda de apoio, um show incrível! Sua banda e, principalmente, suas letras que são verdadeiros esporros em tudo e todos, levou a tímida plateia ao delírio. Destaque para o clarinete na banda, que trás elementos bem interessantes para o som de Ramil. Som esse que tem de tudo um pouco: MPB, post-punk, axé, baião… enfim, uma salada musical completa (e das boas!). Sobre as letras, procure o trabalho do rapaz nas redes sociais e plataformas de streaming e ouça bem atentamente. Tem letra sobre a imersão da sociedade no lixo de plástico, sobre a perda de tempo nos smartphones e até o artigo 5o da Constituição Federal. Em tempos de um transbordamento de problemas políticos, o som de Ramil e Nobat e a cultura como um todo é fundamental. Escute! Prestigie!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s