Rádio Cidade e o seu segundo adeus

Por Felipe Sousa | @Felipdsousa

Umas das mais importantes rádios do Rio de Janeiro (e a única de rock), a Rádio Cidade FM, que vinha com programação retomada na frequência 102,9 desde 2014, chega ao fim mais uma vez.

No dia 21 de julho de 2016 foi confirmado que a partir dali a Cidade não teria mais locução, passando a transmitir só música, e que dia 1º de agosto sairia do dial por completo.

A notícia, que vem sendo um grande baque pros fãs de rock, foi confirmada no perfil da Rádio no Facebook:

“Prezados ouvintes, lutamos ao máximo, mas infelizmente é difícil sobreviver com o rock. O mercado brasileiro se adapta melhor a outros segmentos. A partir de 1° de agosto estaremos em radiocidade.fm ou no App. Obrigada pelo carinho com a Rádio Cidade”

Durante sua programação, cada programa também foi se despedindo de sua audiência. Nas redes sociais, integrantes e admiradores da rádio manifestaram a tristeza com a notícia e comunicaram aos seus ouvintes o fim de mais um ciclo. (leia abaixo)


Nina Lessa (Rock Bola):
“Sei que as coisas passam e espero que coisas boas surjam em nossos caminhos, mas a @cidadeoficial é minha casa, sou fã desde criança, sabem?”


Pamela Renha (Hora dos Perdidos):
“Alooooha!

A Hora dos Perdidos termina hoje. Fico feliz por ter feito parte dessa história e por compartilhar tantos momentos. A gente conseguiu realizar a melhor tarefa de todas, fazer as pessoas rirem.

Quero agradecer aos ouvintes por terem nos dado tanto carinho, pelos abraços, pelas gargalhadas. E muito, muito, muito obrigada Zeca Lima, Jean Carlo Vieira, Paulo Oliveira e Pedro Fernandes! Admiro muito vocês e tenho muito orgulho por ter dividido e multiplicado tantas histórias! ❤👊 “


Tico Santa Cruz (Detonautas):
“É uma rádio que ao longo desses dois últimos anos em que esteve no ar representou muito bem, oferecendo espaço pra bandas novas, tocando clássicos do rock, tocando bandas nacionais.”

“Essa derrota pro rock nacional é uma derrota pra cultura.”


Dinho Ouro Preto (Capital Inicial):
“Putz! Acabaram de me mandar essa notícia. Essa doeu no coração. Que pena, que tristeza. A Rádio Cidade nos acompanha desde o nosso começo, há milênios atrás. Um monte de gente vai ficar órfã. Mas roqueiros cariocas, não desanimem, o rock é parte de nós tocando no rádio ou não. Aliás, esse momento lembra nossas raízes; quando começamos não havia rock em lugar algum. Não estava na tv, nem no rádio, mas pra gente tanto fazia. Vamos acabar migrando pra internet, talvez isso acabe fazendo com que nós nos tornemos mais unidos……todas as tribos. Respeito outros tipos de música, mas só ouço rock e pra mim não faz muita diferença o q tá no ar ou não. Se ficarmos circunscritos a menos menos espaço, que assim seja. Vida longa ao rock’n’roll……gringo e brasileiro.”


A Rádio Cidade, que foi fundada originalmente em 1977, sendo propriedade do grupo Sistema Jornal do Brasil (Que ainda detinha outras rádios), teve sua primeira “queda” em 2006. Na época foi substituída pela Rádio Oi FM. E logo em 2012 o canal 102,9 foi ocupado pela paulista Jovem Pan. Essa, no entanto, não teve tanto sucesso junto aos cariocas, enfrentou problemas financeiros, e assim, deixou o canal novamente vago em 2013.

A volta da Rádio Cidade como conhecemos hoje, aconteceu em março de 2014 com a campanha #VoltaRádioCidadeRJ. Com grande apelo nas redes sociais dos apaixonados pela emissora, e contando com apoio de grandes nomes da música nacional (como Tico Santa Cruz, Pitty e Raimundos), a Rádio voltou a ocupar a frequência 102,9 de forma totalmente independente.

Nessa segunda etapa, a Cidade teve belos momentos; um deles aconteceu em dezembro de 2015 quando emissora conquistou quatro troféus no Prêmio de Rádio Rio 2015: Melhor Rádio, Melhor Locutor (Demmy Morales), Melhor Programação MusicalProgramador Musical (Alessandra Prado). E no dia 24 março de 2016, em comemoração aos dois anos de sua volta, a Cidade organizou uma mega festa, que contou com gigantes do rock nacional, como Detonautas, Suricato, Scalene e CPM 22 e fizeram um baita espetáculo digno do tamanho do aniversariante.

Em contraste a isso, a Rádio Cidade retornando ao dial em 2014, adotou um perfil mais jovem e com linguagem de locução que muitos criticaram por “não ser compatível ao segmento rock”. Essa era uma das principais críticas que a Cidade recebia, além de ser questionada sobre sua programação recheada com clássicos “se igualando à rádios hit-parade”.

Outra polêmica em meio aos críticos era por a rádio ter muitos integrantes que não eram especializados em rock, o que pra eles descaracterizava a rádio de sua ideologia original.

Depois de tudo, em meio à dificuldades e muitos momentos bons, a Rádio Cidade sai novamente do ar. Deixando órfãos não só os ouvintes amantes de rock. Mas também diversas bandas que bravamente lutam pra sobreviver (e não é fácil) de rock nesse país. Bandas que tinham a Cidade como oportunidade pra compartilhar suas poesias e riffs com a galera, e fazer valer seus sonhos tocando no coração de cada um que os ouviam. Porque era esse o papel que a Cidade vinha fazendo de forma grandiosa.

Uma notícia triste pros ouvintes, pras bandas, pras diversas pessoas que faziam a Rádio Cidade. Mais uma vez ela nos deixa, mas sempre vai ficar na alma de quem curte rock. E sempre estaremos prontos pro seu retorno. Que seja logo!


Acompanhe aqui a programação online da Rádio Cidade e pelo Facebook.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s