A espera acabou! Após cinco anos sem lançar uma música inédita (desde o álbum The Final Frontier) o Iron Maiden está de volta. Nesta sexta-feira (14), a banda inglesa revelou sua nova música: ‘Speed of Light’.
E não foi apenas a música do single, mas sim um novo clipe. Por sinal. um dos clipes mais legais que o Iron Maiden já fez.
Ok, ok… por melhores que sejam as canções do Iron Maiden, os clipes nunca foram exatamente o forte da banda. Mas dessa vez eles capricharam para homenagear os fãs de games. Sim, afinal, o próprio Iron Maiden já teve o seu jogo (Ed Hunter, lançado em 1999).
Como é o clipe?
A história do clipe é linear e prende a atenção do início ao fim. Eddie, o mascote do Iron Maiden, aparece no início sendo teletransportado para dentro de um jogo de videogame.
Para zerar o jogo e ser libertado, Eddie precisa obter quatro corações. E, para isso, ele viaja em alta velocidade por quatro fases do game – e consecutivamente da história dos videogames.
Além das (muitas) referências aos álbuns anteriores, o clipe também faz referência a jogos clássicos como Donkey Kong (o original), Robocop, Mortal Kombat, e até os jogos mais recentes de tiro em primeira pessoa. No mínimo divertido, né?
E a música?
Em entrevista para o jornal O Globo, Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, revelou que ‘Speed of Light’ poderia perfeitamente estar em um álbum clássico da banda: o ‘Piece of mind’, de 1983.
“Acredito que uma música como ‘Speed of light’ poderia se encaixar perfeitamente no ‘Piece of mind’. Temos ótimo rock clássico em estilo Maiden, faixas ambiciosas e viajantes, tipo progressivo… ele vai para todo lado, é um grande disco”, opinou Dickinson.
A música é boa, heavy metal clássico, com a cara da banda. Certamente estará no setlist da próxima turnê (provavelmente abrindo o show). Mas, talvez não seja uma das músicas que serão eternizadas com a banda. De fato o primeiro single, com apelo mais ‘pop’, nem sempre emplaca.
Vai emplacar?
É questão de gosto. Mas, acredito que ‘Speed of Light’ supere, ou pelo menos fique no mesmo nível que ‘Wildest Dreams’, primeiro single do Dance of Death (2003); ‘The Reincarnation of Benjamin Breeg’, single do A Matter of Life and Death (2006); ou ‘El Dorado’, single do The Final Frontier (2010). Difícil mesmo é ter o mesmo impacto de ‘The Wicker Man’, single do (já clássico) Brave New World (2000).
O lançamento mundial do The Book Of Souls, 16º álbum de estúdio do Iron Maiden, será no dia 4 de setembro. Mais dez músicas inéditas estão chegando – para alegria dos apaixonados fãs.
Confira o clipe: