Categorias
Artigo

Você realmente ouve as músicas que mais gosta?

 

 

por Camila Borges

Com toda sinceridade me responda: você sabe ouvir um disco e apreciar o que tem nele? Nós que gostamos de música nos perguntamos qual a urgência de querer outro álbum quando um recém foi lançado.

O mundo hoje gira em torno da internet, da percepção um pouco afobada de como são as coisas. Não se lê mais o conteúdo, deduzimos através da manchete. Discutimos por tão pouca coisa, nos estressamos pois o amigo não gosta da mesma banda que você gosta. Mas o caso é, o querer imediato é mais importante do que o digerir algo de qualidade com o tempo? Sei que muitos de vocês vão dizer que ficam meses ouvindo o mesmo disco de banda x e ficam enjoados de ouvir a mesma coisa. Mas vocês já tentaram traduzir o álbum para si? Já tentaram colocar suas ideias que muitas vezes podem ser diferentes do que a banda tem? Já tentaram conversar sobre como e porque aquela música te faz sentir de maneira diferente? Já tentaram ver um mesmo álbum de ângulos diferentes?

google

A proposta desse texto é fazer com que vocês pensem, dialoguem, e principalmente tenham uma interpretação própria daquilo que vocês mais gostam: a música. Hoje muitas bandas/artistas lançam singles, o que talvez ajude pois é uma maneira de você apreciar aos poucos, música por música. Porém, se você não mudar o seu pensamento nada disso vai ajudar. Apenas ouvimos a melodia da música e a qualificamos como boa ou ruim. Mas a maior graça de tudo é ouvir a letra, tentar ver e sentir o que ela faz com você e até se ela se encaixa em algum momento da sua vida. Eu sei o quanto é difícil se conter e perguntar se haverá alguma novidade mesmo existindo um álbum com menos de um ano de existência. Isso é questão de prática, você não é obrigado a gostar de tudo, de aceitar tudo.

A internet está aí para pesquisar, debater. Brinco dizendo que internet não é só rede social (eu brinco, mas é verdade ok), ela vai muito além disso. É uma maneira de te ligar há pessoas que moram quilômetros longe de você, uma maneira de você acompanhar mais de perto seu artista favorito, entre tantas outras coisas. Internet tem mil e uma utilidades, basta você saber como usar. E sobre as músicas, posso até dar uma dica, mas não sei se vai funcionar com todo mundo. Ouça a melodia, procure a letra, depois ouça as duas juntas e depois comece a se aprofundar na letra. Converse com seus amigos, lance um exemplo de como você acha que musica tal é na sua percepção. Exponha o que tem aí na sua cabeça e no seu coração, ouça com calma, tudo tem seu tempo principalmente aquele para saber que a sua música favorita nem é tão favorita assim, só a melodia era.

O link abaixo é de uma palestra do cantor Thedy Corrrêa (Nenhum de Nós) relatando casos sobre o quanto a música influencia na vida das pessoas. Espero que tirem um tempo para assistir.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s