por Camila Borges / fotos Alex Vitola
Calor, emoção, dança, música de primeira qualidade. isso tudo e mais um pouco vocês encontram nos shows de Trabalhos Espaciais Manuais, Francisco, El Hombre e Bloco da Laje. Quem produziu esse belo espetáculo em Porto Alegre no Araújo Vianna foi o projeto Antenna ao vivo que quer mostrar, divulgar, conectar e potencializar a nova música que está sendo produzida.
A primeira banda a ingressar ao palco foi a TEM (trabalhos espaciais manuais), uma orquestra de música popular que surgiu em Porto Alegre e está em atuação desde 2013. A banda tem sua sonoridade no formato Baile-Show, onde estilos como o samba, o funk e o rock’n’roll são misturados com vários outros gêneros. A banda conta com Daniel Hartmann (guitarra), Diego Schütz (teclados), Ettore Sanfelice (baixo), Felipe Mantovani (trombone), Gabriel Sacks (bateria), Gustavo Gaspar Almeida (percussão), João Pedro Cé (guitarra), Luciana de Mello (percussão), Rafael Druzian (sax tenor) e Tomás Piccinini (sax alto). O público já mais que animado dançou ao som de músicas como “Manobra“, “Última Luta“, “Cada Dia“, entre outras.

Segunda banda da noite (e talvez a mais esperada), Francisco, El Hombre chegou colocando fogo na capital gaúcha e literalmente soltando as bruxas. Formada pelos irmãos mexicanos Sebastián (bateria e voz) e Mateo Piracés-Ugarte (violão e voz) e pelos brasileiros Juliana Strassacapa (voz), Andrei Kozyreff (guitarra) e Rafael Gomes (baixo), a banda conquista cada vez mais fãs por onde passa e na reta final de seu atual disco “Soltasbruxa” (2016) colocou todos para dançar, cantar vários dos seus sucessos como “Calor da Rua”, “Tá com Dólar, Tá com Deus”, “Bolso Nada” e “Triste, Louca ou Má”. Com seu engajamento político, a banda acredita principalmente no poder do afeto, do amor, da música, da conscientização. É um show de puro amor e poesia, onde o público mais que pronto segue todos os passos ensinados do palco, com suas rodas, e esbanjando um sorriso no rosto.

A terceira e última banda é a espetacular Bloco da Laje. Engana-se quem diz que o bloco só funciona no carnaval, ele pulsa o ano inteiro. Desde 2012 o bloco arrasta multidões pelas ruas de Porto Alegre. Com o tempo, o Bloco passou a se apresentar em eventos culturais e de entretenimento. Para quem quer conhecer um pouco mais sobre, a mesma tem ensaios abertos todos os domingos pela manhã – às 10h – no Parque da Redenção, em Porto Alegre. Mesmo sendo a terceira banda o público não parou um segundo ao som de algumas músicas, como por exemplo “Terremoto“, “Rei do Congo” e “Jesus“.

Shows como esses trazem a Porto Alegre o sentimento de liberdade. em tempos difíceis poder deixar os problemas para lá por algumas horas e tirar um tempo para dançar, sorrir, se emocionar e compartilhar isso com pessoas que você não conhece faz com que possamos nos libertar e viver com um pouco mais de esperança no ser humano.